Categorias
Saúde

COMO O COLÁGENO PODE AJUDAR NA SAÚDE ALÉM DE SÓ NA PELE?

Voltando ao menos no início da década de 1990, os estudos relacionaram a suplementação de colágeno com sintomas reduzidos de artrose e artrite reumatóide. Em um estudo recente quatro dos cinco portadores de osteoartrite que tomaram uma dose diária de 40 mg de colágeno tipo II não desnaturado sofreram menos com dor, sendo que está caiu por um média de 26%. (Ao contrário do colágeno do tipo I, o colágeno do tipo II é derivado da cartilagem de frango – não ossos de vaca e se esconde ou escamas de peixe).

Fale com cientistas de nutrição, e eles lhe contarão um dos maiores erros que eles ouvem quando se trata de alimentos e suplementos, assumindo que algo que você engula se transforma na mesma coisa em seu corpo. Isso não é realmente como a digestão e a bioquímica funcionam.

Há algumas evidências de que certos aminoácidos encontrados no colágeno – em particular, um chamado glicina – podem ajudar na digestão e ajudar a resolver a condição conhecida como síndrome do intestino com vazamento.

Mas, novamente, a evidência é mista – e a maioria não envolve pós ou suplementos de colágeno, mas, em vez disso, analisou os aminoácidos específicos em uma configuração de laboratório.

Alguns estudos mostraram que os ossos ou os esqueletos de animais podem ser fontes de metais perigosos como o chumbo e, assim, consumir muitos pós ou pílulas de colágeno podem expor os usuários a esses riscos. Por outro lado, não há muita evidência para sugerir que os suplementos de colágeno são uma fonte de risco para a exposição de metais pesados.

Para estar seguro, se recomenda tomar um suplemento que havia sido verificado e certificado por um terceiro por contaminantes.
Por este motivo, a prioridade ao tentar um suplemento de colágeno seria controle de qualidade e segurança. Para obter isso, procure suplementos verificados para contaminantes por um grupo credenciado de terceiros de segurança do consumidor, como a Anvisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *