Bacante

Bem Vindo ao Meu Site!

O que é cálculo urinário?

01 August, 2017 | Saúde

O cálculo urinário, também conhecido como pedra no rim, é uma desordem causada por uma estrutura cristalina que se forma nas várias partes do trato urinário, podendo ocorrer no rim, no ureter ou na bexiga. O desenvolvimento, o formato e a velocidade de crescimento destas estruturas dependem da concentração das diferentes substâncias químicas presentes na urina.

Diagnóstico:

A maioria dos cálculos urinários é formada de cálcio e visível no Raio-X. Outros tipos de cálculos, como os de ácido úrico, são invisíveis no Raio-X, aparecendo somente no ultra-som.

Causas mais comuns:

undefined

Fatores que podem aumentar o risco de se desenvolver um cálculo urinário:

Sintomas:

Dor – A dor ocorre no abdômen e na porção inferior das costas. Esta dor pode ser constante ou descontínua e pode vir acompanhada de náusea e vômito.

Sangue na Urina - Acontece devido à lesão da mucosa do trato urinário causada pelo cálculo.

Tratamento

Nem todos os cálculos urinários requerem tratamento. Em cerca de 80% dos casos as pessoas eliminarão a "pedra" espontaneamente junto com a urina. Os 20% restantes necessitarão de alguma forma de tratamento.

Tratamento clínico: utilizando-se medicamentos que amenizem a dor, vômitos e ajudem na eliminação do cálculo através do trato urinário.

Tratamento cirúrgico: utilizado cada vez menos, podendo ser o convencional (através de cortes) ou com uso de aparelhos: a endourologia (através dos canais naturais: uretra, bexiga e ureter ou da pele, sem grandes cortes).

Litotripsia: utilizam-se máquinas de ondas de choque, que fragmentam os cálculos tornando-os menores e mais fáceis de serem eliminados espontaneamente.