Categorias
Política

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PROUNI E FIES?

Dentro do atual cenário brasileiro existe uma grande desigualdade de pessoas entre baixa e alta renda. Para essas pessoas que não possuem condições de bancar um estudo particular e de melhor qualidade, ingressam na educação pública do Brasil.
Depois de muitas gestões, o governo implementou programas de estudo para que pessoas de baixa renda tenham a mesma oportunidade que um jovem que teve a sorte de nascer em uma família que tenha condição de bancar os estudos, para que seus filhos estudem em escolas particulares. Dentro dos programas, um dos mais famosos são os Prouni e Fies e vamos explicar a diferença entre eles.

Prouni

Um programa voltado para estudante que não tem condição de bancar um a faculdade por completo. Ganhando a bolsa, você pode ficar isento de 50% a 100% da mensalidade.

Fies

O Fies é para você que não tem condição de bancar no momento uma faculdade tão cara e deseja financiar, ou seja, pagar parceladamente o valor da mensalidade.

Veja as Diferenças

Os dois programas permitem que uma pessoa que não tem condição de ingressar em um ensino superior particular possa concorrer e ter a oportunidade de ter um ensino de qualidade. Enquanto o Prouni dá essa oportunidade para pessoas que possuem uma renda de um ou três salários mínimos, o Fies possibilita que o candidato que possui renda familiar per capta de até 3 salários mínimos, mas independente se for Fies ou Prouni, o candidato precisa realizar o enem para concorrer.

Nos dois projetos é necessário que você atinja 450 pontos, pelo menos, na prova do enem. E não zerar a redação. Se você não cumprir nenhum desses requisitos, você será automaticamente desclassificado.

Outro ponto que difere os dois programas é que além deles apresentarem propostas diferentes. O Prouni permite que você ganhe 50% ou 100% da nolsa, ou seja, o valor que você paga é nulo ou metade do custo integral. O Fies varia entre 10% a 100% do valor das mensalidades de uma faculdade de qualquer região do Brasil.

Por mais que você atinja a nota do enem você não está com a vaga garantida. Tanto no Prouni quanto no Fies, você passa por um outro processo seletivo e precisa comprovar tudo o que você disse na inscrição, como a sua renda familiar. Por isso não adianta mentir porque tudo terá que ser provado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *